sábado, 28 de maio de 2011

O que é a Arte Interativa.

Uma inovação tecnológica só importa para uma inovação da arte na medida em que aquela implique em novas relações, novas idéias, novos usos, uma nova consciência. E é ai que a arte interativa entra.

De fato podemos considerar que toda a obra de arte contém ao menos um grau mínimo de interatividade, Já que devido à estrutura relacional de qualquer experiência estética, mesmo o receptor mais passivo é envolvido pela obra de arte; desde a concepção do artista em incluir o olhar e a vida cotidiana, até às relações que acontecem na mente do observador contemplativo, em ambos os casos acontece uma interligação ou interação entre observador, obra e artista. Contudo, conhecemos isto como interação.

Desta forma, os ambientes artísticos acrescidos da participação do espectador contribuíram para uma  situação perceptiva: a percepção como re-criação. Desta forma, havia o questionamento tanto do estatuto da obra quanto o do autor, pois não só o olhar, mas o corpo do espectador era imerso em um ambiente dinâmico de criação, onde os limites entre ele, a obra e o artista eram transformados em participação: interação física e psicológica.

o sentido não é mais projetado de um ponto a outro do espaço comunicacional; ele se elabora no decorrer da troca através da interface entre o emissor e o receptor. Nesta perspectiva, a interatividade produzida pelas novas tecnologias pode acontecer de uma forma muito mais profunda do que uma simples imersão do observador na imagem, mas a interação deste com a própria imagem através de uma troca de informações sensíveis entre o corpo biológico do usuário (sensações auditivas, ópticas e táteis) e a inteligência artificial da máquina numérica, promovendo, assim, investigações poéticas que desafiam os limites das novas mídias.


Camille N.Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário